quarta-feira, 11 de julho de 2012

UIU vs FMM









As sete primeiras imagens são da autoria de UIU, já várias vezes publiquei os seus trabalhos no Caixa de Bullets - o trabalho é tão característico que é difícil não o reconhecer como seu. A penúltima imagem  é uma comparação entre um trabalho do UIU (à direita) e a imagem vencedora do Festival de Músicas do Mundo deste ano. Para bom observador uma imagem basta e inspirar não equivale a tanto...

14 comentários:

  1. o incrivel e k ate deram nome ao tipo de letra como se deles se tratase o trabalho fdllçççç

    ResponderEliminar
  2. FMM
    http://issuu.com/cmsines/docs/proposta_vencedora_andre_santos?mode=window&viewMode=doublePage

    UIU
    http://acepta-el-misterio.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Hey Valério!
    Fiz questão de publicar este grande plágio no meu FB!
    Poderiam reconhecer o excelente trabalho nesse lettering que desenvolveste de uma forma justa e ñ assim!
    Abraço,
    Strárt!

    ResponderEliminar
  4. Que cena horrível... Já há algum tempo que reparo que há meia duzia de milhares de pessoas que utilizam este tipo de estética em types.
    Não sabia que o grande UIU era afinal o mentor deste movimento.
    http://www.youworkforthem.com/font/T1760/polygraph até há gente a ganhar dinheiro com isto! Deplorável...
    Pior que isso... vede bem que existe uma comunidade monumental de pixadores no Brasil que fazem este tipo de abordagem às letras... Gente sem criatividade absolutamente nenhuma... ele é N's virados ao contrário, ele é elementos das letras repetidos ele é M's e W's com pernas a mais..uma verdadeira algazarra de desrespeito.

    Pobre português que mais uma vez cai nas labaredas da injustiça..será que é a nossa sina? Ou será que não temos assim tanto que fazer e é sempre interessante e mediático puxar atenção com este tipo de assuntos?
    Que indecência: http://cargocollective.com/alexandreliziard/Pixacao
    Uma verdadeira calamidade: http://luc.devroye.org/myfonts-1920s/26+-TJEvoletteA-2011-10-07.gif
    Gente sem alma: http://behance.vo.llnwd.net/profiles/51751/projects/3988823/1dfac3713526170617b238a301cacddc.jpg
    Inclusive compatriotas sem qualquer tipo de escrúpulos: http://phomer.com/blog/wp-content/uploads/2011/10/DSC_07421003031.jpg
    (respect Phom)

    tb há jogos na net, se não têm nada p fazer, deixem-m trabalhar e vão jogar ou assim


    (para q fique claro para mentes "menos" iluminadas estou aqui a aplicar um índice de ironía de proporções desmesuradas em tudo o que escrevi. Não acredito que o esse artista esteja a ser plagiado por nenhuma das referências que faço nem foi por mim)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como brasileira e nascida em São Paulo, berço da pixação, sei que UIU não copia a pixação. Ele esteve no Brasil e se inspirou na pixação e jamais copiou nada de ninguem! Hospedei ele na minha casa e estive com ele em toda parte e nunca ouvi ninguem em São Paulo dizer que ele estava copiando...tsc, tsc. É muito facil criticar alguem dessa maneira, mas quando vc coloca o seu coracao na sua arte e alguem o rouba descaradamente é outra história!
      Esta tipografia é do UIU e fim! Não estamos discutindo, é um fato!

      Eliminar
  5. vejo que a doopla designers collective não sabe qual é a diferença entre citação e plágio. Porque eu posso usar todo o tipo de letras que me apetecer, agora apresenta-lo enquanto projecto pessoal com aquele caderno de encargos é apenas patético. E não vale a pena bateres-te de maluco porque tu próprio te assumes em resposta enviada ao GRANDE UIU como seu seguidor. aPESAR de TUDO.

    ResponderEliminar
  6. "a aparência brilha, mas não dura, só o autêntico terá vida futura"

    - Goethe(in "Faust") -

    ResponderEliminar
  7. Conheço o trabalho do BigVal aka UIU desde o princípio e reconheço-o em qualquer lado! Assim como reconheço os plágios que fazem do seu trabalho, acho uma tristeza que pessoas que se assumem como criativas e originais, copiem o trabalho de alguém que andou sempre a remar contra a maré para conseguir o reconhecimento que têm hoje, foram horas, dias, anos e muito trabalho e de muitas criticas (boas e más) para criar um estilo que é único e apenas seu. É verdadeiramente vergonhoso e desprestigiante para a classe que pensam que se inserem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Fernando, tal como eu e tu, e muito do pessoal das Caldas, tivémos a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento do estilo único do BigVal. Inspiração é mais que aceitável, afinal todos os designers beneficiam da partilha de ideias, e todos nós crescemos a seguir aqueles que para nós são verdadeiras referências, pelo mérito do seu trabalho. Agora usar as ideias dos outros e assumi-las ou registá-las como nossas, é usurpação!

      Tiago Rio

      Eliminar
  8. O engraçado é que a doopla designers collective vem para aqui fazer comentários ironicamente desmesurados, quando o mesmo diz que a fonte foi criada por eles especialmente para o fmm, coisa que claramente e ao longo deste tempo, temos verificado que não é verdade. Não seria mal nenhum se vocês tivessem dito a verdade e caia-vos bem melhor do que apresentar um trabalho supostamente original que acabou por ser um completo plágio!
    Continuo a dizer que havia projectos apresentados bem melhores que o vosso e foi uma grande desilusão ver-vos ganhar sem qualquer tipo de mérito!
    Só vos deixo uma palavra que caracteriza bem aquilo que vocês são, hipócritas!

    ResponderEliminar
  9. defendeste mt mal esses exemplos nao tem nada a ver
    agr fazer um catalogo c letras k nao sao tuas e k e bem explicito plagio e mais dar nome ao tipo de letra de como dele se tratasse e afirmando ser o criador
    e mais sim posso ir jogar na net mas.....e curioso o UIU ter feito 1 expo em sines e agr aparecer este plagio no minimo estranho ...
    posso ir jogar sim mas dou te tbm um conselho fecha te e cria ai poderas ter merito, pois uma coisa e ter influencias tds tem. ate UIU e e assim k a arte evolui. agora copiar dizer k e o criador ai passa os limites da influencia...

    ResponderEliminar